A subluxação da patela é uma condição em que a patela (rótula) desloca-se parcial e temporariamente de sua posição anatômica dentro da tróclea femoral, o sulco no qual normalmente se acomoda entre os côndilos do fêmur. Esse deslocamento lateral ocorre devido a uma instabilidade na articulação do joelho, podendo ser desencadeado por fatores biomecânicos como desequilíbrios musculares, alinhamento inadequado dos membros inferiores ou traumas específicos.
Embora a patela retorne espontaneamente ao seu eixo, a subluxação provoca desconforto significativo, com sintomas como dor aguda e inchaço, e, em casos recorrentes, pode prejudicar a funcionalidade da articulação.
a
a
Sintomas
Conforme a gravidade da subluxação patelar, o deslizamento inadequado da patela pode ser assintomático ou evoluir para uma luxação completa, em que a rótula se desloca totalmente para fora da tróclea femoral. Na maioria dos casos, a subluxação patelar provoca desconforto durante atividades físicas e dor em torno dos lados da patela, uma condição conhecida como síndrome da dor patelofemoral (SDPF). (1)
a
Tratamento
No estágio inicial, logo após o episódio de subluxação, é recomendável aplicar gelo na área afetada, manter o joelho elevado e, sob orientação médica, administrar anti-inflamatórios para controlar a dor e a inflamação, favorecendo uma recuperação adequada.
A fisioterapia representa uma valiosa aliada no tratamento subluxação patelar, por meio do fortalecimento dos músculos da coxa, assim como dos abdutores e flexores do quadril (os chamados exercícios de estabilização pélvica). Essa abordagem terapêutica promove um controle aprimorado da patela, estabilizando a função de toda a extremidade inferior e contribuindo significativamente para a recuperação e manutenção da estabilidade articular. (2)
a
Referências bibliográficas
- Manske RC, Davies GJ. Examination of the patellofemoral joint. Int J Sports Phys Ther. 2016;11(6):831–853.
- A Ferber R, Bolgla L, Earl-Boehm JE, Emery C, Hamstra-Wright K. Strengthening of the hip and core versus knee muscles for the treatment of patellofemoral pain: a multicenter randomized controlled trial. J Athl Train. 2015;50(4):366–377. doi:10.4085/1062-6050-49.3.70