Após um acidente vascular cerebral (AVC), os sobreviventes podem apresentar uma ampla gama de efeitos secundários, que variam de acordo com o tipo de AVC (isquêmico ou hemorrágico), a região cerebral afetada e a gravidade do quadro clínico.
A reabilitação pós-AVC tem como objetivo maximizar a capacidade funcional e a autonomia do paciente. Esse processo envolve uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, na qual os fisioterapeutas desempenham um papel fundamental. Eles atuam na recuperação da mobilidade, auxiliando na melhoria da postura ao sentar, ficar em pé, caminhar e utilizar os membros superiores. Além disso, a fisioterapia trabalha aspectos essenciais para o movimento, como equilíbrio, força muscular, amplitude de movimento, sensibilidade, coordenação e resistência.
A seguir, apresentamos cinco exercícios essenciais para a reabilitação das pernas após um AVC.
|
Extensão de joelho
- Sente-se ereto com os pés apoiados no chão.
- Endireite uma perna o máximo possível.
- Mantenha a posição reta por 2 a 3 segundos.
- Abaixe lentamente de volta.
- Repita na perna oposta.
|

|
Alongamento de panturrilha em pé
- Em pé, de frente para uma parede, apoiando as mãos na superfície para garantir suporte. Os pés devem estar voltados para frente, com a perna lesionada posicionado atrás.
- A perna de trás deve se manter com o joelho estendido, enquanto a perna da frente deve estar com o joelho dobrado.
- Em seguida, deslocar-se para a frente, mantendo o calcanhar da perna de trás apoiado no chão, de modo que sinta um alongamento no músculo da panturrilha da perna de trás
- Segurar a posição por 45 segundos, repetir de duas a três vezes.
|

|
Flexão lateral do quadril deitado
- Deite-se sobre o lado não afetado do corpo, com a cabeça apoiada sobre o braço flexionado.
- Certifique-se de que os quadris estejam alinhados e que os quadris, pernas e pés permaneçam na mesma linha.
- Lentamente, eleve e dobre a perna afetada em direção ao peito ou ao abdômen e, em seguida, estenda-a de volta à posição inicial.
- Repita este exercício 15 vezes.
|

|
Mini agachamentos com suporte
- Fique de frente para o encosto de uma cadeira e segure firmemente as laterais da parte superior.
- Dobre os joelhos lentamente, como se fosse sentar-se, até onde for confortável, mantendo os joelhos, quadris e pés alinhados e distribuindo o peso do corpo de maneira equilibrada entre ambas as pernas.
- Impulsione o corpo para cima, pressionando os pés contra o chão e estendendo os joelhos e a coluna até retornar à posição inicial.
- Repita este exercício 12 vezes.
|

|
Mudanças dinâmicas de peso
- Sente-se ereto em uma cadeira. Para aumentar a dificuldade, tente realizar o exercício em uma superfície instável, como uma bola de yoga.
- Desloque o tórax e a parte superior do corpo para um lado, enquanto o quadril se move na direção oposta.
- Ao inclinar o tórax, certifique-se de que o lado para o qual está se movendo se alongue, enquanto o lado oposto se encurta.
- Repita este exercício 12 vezes.
|
