Teste de Romberg

Teste de Romberg

O teste de Romberg, também conhecido como sinal de Romberg, é um exame neurológico fundamental que avalia o o senso de equilíbrio do paciente. Nesse procedimento, o fisioterapeuta instrui a pessoa a permanecer de pé com os pés juntos e os braços ao longo do corpo, de olhos fechados, eliminando os componentes visuais e vestibulares que contribuem para a manutenção do equilíbrio. (1) (2) (3) A postura normal de uma pessoa depende da integridade de três entradas sensoriais essenciais: visão, propriocepção e o sistema vestibular. (4) (3) Ao excluir as influências visuais e vestibulares, o teste de Romberg permite identificar disfunções neurológicas relacionadas à propriocepção. Dessa forma, ele é particularmente recomendado para pacientes com queixas de desequilíbrio, tontura ou quedas inexplicadas. Mais do que um exame de equilíbrio, o teste de Romberg revela informações sobre a integridade das colunas dorsais posteriores e a propriocepção, responsável pela percepção do movimento e da posição do corpo no espaço.

Pede-se ao paciente que retire os sapatos e fique em pé com os dois pés juntos. Em seguida, o examinador instrui o paciente a segurar os braços próximos ao corpo ou cruzados à frente do corpo.

  1. A primeira etapa do teste envolve pedir ao paciente que mantenha os olhos abertos enquanto o examinador avalia o movimento corporal do paciente em relação ao equilíbrio.
  2. Segunda etapa consiste em instruir o paciente a ficar ereto com os olhos fechados enquanto o examinador anota qualquer comprometimento do equilíbrio por um minuto
Clinicalcpd

Durante a realização do teste de Romberg, é esperado que o paciente consiga manter uma postura ereta, mesmo apresentando discretas oscilações. No entanto, quando o paciente demonstra uma tendência acentuada a inclinar-se ou a perder o equilíbrio, seja para frente ou para os lados, considera-se que o teste de Romberg apresenta um resultado positivo.

Deseja aprofundar seus conhecimentos sobre o equilíbrio? Garanta já o nosso livro “Gerontologia: Conhecimento e Cuidado” e descubra tudo sobre este tema, incluindo o aspecto fisiológico do equilíbrio no envelhecimento, avaliação do equilíbrio e seu tratamento.

  1. Berge JE, Goplen FK, Aarstad HJ, Storhaug TA, Nordahl SHG. The Romberg sign, unilateral vestibulopathy, cerebrovascular risk factors, and long-term mortality in dizzy patients. Front Neurol. 2022 Aug 5;13:945764. doi: 10.3389/fneur.2022.945764.
  2. Forbes J, Munakomi S, Cronovich H. Romberg Test. [Updated 2023 Aug 13]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2024 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK563187.
  3. Khasnis A, Gokula RM. Romberg’s test. J Postgrad Med. 2003 Apr-Jun;49(2):169-72.
  4. Halmágyi GM, Curthoys IS. Vestibular contributions to the Romberg test: Testing semicircular canal and otolith function. Eur J Neurol. 2021 Sep;28(9):3211-3219. doi: 10.1111/ene.14942.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo para mais pessoas verem.

Picture of Lucas Veríssimo

Lucas Veríssimo

Autor e proprietário da Avantefisio