A pubalgia é uma condição dolorosa que acomete a região do púbis e musculaturas adjacentes, sendo comum em atletas submetidos a esforços repetitivos e intensos. Resulta, em geral, de desequilíbrios biomecânicos e sobrecargas musculares. O tratamento demanda uma abordagem abrangente, na qual a fisioterapia desempenha papel central, atuando não apenas na redução da dor, mas na reestruturação funcional, por meio de técnicas específicas e exercícios terapêuticos que visam restaurar o equilíbrio muscular, a mobilidade e a prevenção de novas lesões.
A seguir, serão apresentados cinco exercícios fundamentais que compõem a base do tratamento fisioterapêutico da pubalgia, cuidadosamente selecionados por sua eficácia na recuperação e estabilização da região pélvica.
|
Prancha Abdominal
- Deite-se de barriga para baixo, com os antebraços apoiados no chão, cotovelos sob os ombros e pernas estendidas. Apoie-se nos dedos dos pés.
- Levante o corpo do chão, contraindo os músculos abdominais e mantendo as costas retas. O corpo deve formar uma linha reta dos ombros aos calcanhares.
- Permaneça nessa posição sem arquear a parte inferior das costas ou levantar os glúteos. Respire normalmente e mantenha a postura por 20 a 60 segundos.
I

Ponte
- Deite-se de costas com as pernas dobradas de modo que os joelhos apontem para cima e os pés fiquem apoiados no chão, na largura dos ombros.
- Empurre os calcanhares e levante os quadris até que o corpo forme uma linha reta dos joelhos aos ombros.
- Mantenha a posição por 30 segundos, dependendo do nível de conforto, e então retorne suavemente os quadris ao chão.
I

I
Prancha Lateral
- Comece deitando-se de lado com um cotovelo abaixo de você.
- Levante-se sobre o cotovelo e o antebraço.
- Levante as pernas do chão para que você fique apoiado apenas no antebraço e na lateral de um pé.
- Segure por 15 segundos antes de se deitar novamente. Aumente o tempo de espera conforme se sentir confortável.
I

I
Ball Squeeze
- Comece deitado de costas, com os joelhos dobrados a 90 graus, com uma bola posicionada entre os joelhos e os pés posicionados no chão.
- Tenha um arco natural na região lombar e puxe o umbigo em direção à coluna.
- Aperte a bola com os joelhos.
- Segure por 10 segundos.
- Faça 10 repetições.
I

I
Bird Dog
- Comece em quatro apoios com as mãos debaixo dos ombros e os joelhos alinhados com os quadris.
- Com a coluna e o pescoço numa posição neutra, contraia os músculos abdominais para manter a posição. Estique o braço e a perna opostos.
- O corpo deve manter-se na mesma posição. Não deixe que os quadris rodarem. Controle o movimento enquanto move o braço e a perna de volta para a posição inicial e repita.
- Repita por oito repetições de cada lado.
I
